Tempo estimado de leitura: 4 minutos
- Poderia dizer-me, por favor, que caminho tenho que seguir? – disse Alice.
- Isso depende em grande parte do lugar ao qual queira ir – disse o gato.
- Não me importa muito o lugar… - disse Alice
- Então não importa por onde vá – disse o gato.
Isso é o que o gato diz para a Alice em “Alice no País das Maravilhas, a magnífica obra de Lewis Carroll.
Com isso deixa clara a necessidade de um objetivo se queremos saber qual caminho seguir. Algo parecido ocorre em algumas das empresas que ajudamos a implantar a Zyncro.
Em alguns casos, depois de um período inicial de ilusão e entusiasmo, percebemos ao longo de algumas semanas um certo desinteresse: “uso a rede de forma reativa”, “não tenho tempo”, “acho mais fácil enviar um e-mail”, “não sei para que usá-la”…
Primeiro, se você passou por isso, não se assuste, sua empresa é normal.
Segundo, o problema não é Zyncro, sua escolha foi correta.
O que deve fazer é voltar a reunir-se com aquelas pessoas que em um dado momento decidiram adquirir a Zyncro e perguntar ” para quê?” nós a compramos. E não vale dizer “para colaborar”, “para compartilhar”… Temos que declarar objetivos empresariais, melhorias que levem a uma maior competitividade… Se não, para que fizemos este investimento?
Em segundo lugar designe alguém que lidere o projeto para chegar a conseguir o que foi proposto. Coloque na frente deste projeto uma pessoa de peso dentro da organização.
Parece fácil e lógico, não é? Pois não é. E não o é porque fizemos uma metáfora dos motivos que movem as pessoas das redes sociais públicas para as redes sociais corporativas, e isso é como dizer que tem que construir uma praia na empresa porque as pessoas gostam de ir para a praia.
Se analisarmos o por quê das pessoas usarem as redes sociais encontraremos que, mesmo que seja para conseguir cosias de forma comunitária, cada um age motivado por um objetivo pessoal. A finalidade coletiva é escolhida por nós, mas como indivíduos.
Nas organizações não ocorre o mesmo, é muito provável que poucas pessoas usariam as Redes Sociais Corporativas por decisão própria e voluntária. A maioria a usa porque a deve usar e, portanto, não podemos esperar que se emocionem, divirtam e sejam proativos nas redes da empresa… não o podemos esperar sem a sua ajuda.
Temos que ajudá-los a entender porque é tão positivo para todos terem a Zyncro. Para começar, a empresa deverá dizer qual o motivo para estar e usar a Rede Social Corporativa, um objetivo que será mais fácil de entender e possível quanto maior for o consenso. Explique a eles “Para quê?” e não caia na tentação de dizer um simples ” para compartilhar mais”.
Se não sabe como fazê-lo, lembre-se, ligue e fale conosco, ZyncSocial está aqui para ajudá-lo.
O post Tenha um objetivo na sua Zyncro apareceu primeiro em Zyncro Blog Brasil: o blog da empresa 2.0.